Sobre o Ecomuseu Ilha Grande

Ecomuseu Ilha Grande

O Ecomuseu Ilha Grande é uma unidade da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, voltada às atividades de preservação, pesquisa e divulgação do meio ambiente, história e vida sociocultural da ilha. Ele é composto por quatro núcleos: Museu do Cárcere, Museu do Meio Ambiente, Parque Botânico e Centro Multimídia.

A base conceitual de um Ecomuseu não é objetiva como os dos museus tradicionais. Porém, é um espaço territorial definido com características geográficas, ambientais e de ocupação cultural. Ele é um museu que visa a ressignificação de comunidades, que desejam valorizar e dinamizar suas relações com o espaço, tempo e o patrimônio, integrando à memória territorial e patrimonial da região.

Missão Institucional

A missão do Ecomuseu Ilha Grande é incorporar a comunidade como agente do processo de conservação e desenvolvimento sustentável do território da Ilha Grande, por meio da preservação, pesquisa, valorização e difusão da história, memória, cultura, identidade local, patrimônio natural, material e imaterial.

Objetivo

O Ecomuseu Ilha Grande tem como objetivo desenvolver ações socioculturais com os moradores da ilha, voltadas para a preservação, investigação, valorização e divulgação do meio ambiente, histórica e patrimonial.

A cultura é uma aliada na conservação ambiental, pois incentiva a valorização dos recursos naturais e a preservação de nossas raízes.

Equipe

Uma equipe forte é construída com respeito, confiança e colaboração, resultando em sucesso compartilhado e realizações duradouras

Gelsom Rozentino de Almeida

Michael Marques

Desenvolvedor

Acesse os canais de comunicação do Ecomuseu Ilha Grande

Entre em contato através dos nossos telefones, rede sociais e e-mail institucional.